domingo, 3 de março de 2024

TRILHA AMPLIFICA

 Marketing na gestão empresarial

Não adianta ter um bom produto, mas não ter um público que o consuma. Vamos entender mais sobre Marketing na gestão empresarial?

Não adianta ter um bom produto, mas não ter um público que o consuma. É a velha teoria da oferta e demanda já conhecida até mesmo pelos empreendedores mais inexperientes. Mas não somente isso, já que se encontra aliada também ao propósito do que é superior ao produto em si, ou seja, a marca que ele carrega. Tudo isso envolve a imagem da empresa diante dos consumidores, a variedade de produtos, entre outras questões.

Marketing na Gestão Empresarial

Pensemos nas marcas de tênis esportivos. Sabe-se que há várias, mas as líderes de mercado se resumem a duas ou três. Tomemos como exemplo duas delas, nomeadas de maneira imaginária como A e B. Pois bem, os produtos de ambas são reconhecidos diante do público pela qualidade e tradição no setor que atuam. Falando especificamente dos modelos de tênis ofertados por ambas, há pequenas diferenças no design, mas, os propósitos são o mesmo: um que oferece mais conforto, outro que é mais casual e assim por diante. Portanto, o que deve ser feito para a marca “A” superar a “B” e conquistar cada vez mais clientes? Sem dúvidas, investir no marketing.

As estratégias de marketing atuam durante todo o processo de gestão empresarial, e são muito mais do que técnicas para vender o produto já confeccionado. Deve-se pensar no marketing antes mesmo de criar o bem ou serviço a ser vendido, questionando se ele é realmente necessário ao mercado onde a empresa está instalada. Uma das ferramentas de diagnóstico nesse sentido é a análise SWOT. Desmembrando a sigla, o significado é composto pelas palavras:

Strengths(Forças):

São os diferenciais que uma determinada empresa possui em detrimento a outras do mesmo setor. Por exemplo: estabilidade financeira ou plano sólido de fidelização com clientes.

Weaknesses (Fraquezas):

É tudo aquilo apontado pela própria empresa como ponto negativo. Exemplos: imagem da marca prejudicada, empregados insatisfeitos e outros.

Opportunities (Oportunidades):

São as possibilidades de crescimento da empresa no seu segmento. Por exemplo: a inauguração de uma nova franquia ou a conquista de um novo público.

Threats(Ameaças).

Tudo aquilo que pode ameaçar o desenvolvimento dos negócios. Exemplos: catástrofes naturais ou aumento da concorrência.

Os dois primeiros fatores são internos à organização, já os últimos são externos. Depois de realizado o levantamento referente a cada um dos fatores, a gestão da empresa pode atuar exatamente nos pontos que necessitam de melhoria, agindo de maneira mais defensiva ou de confronto diante dos concorrentes. 

Entenda a importância de boas estratégias de Gestão e Marketing

Gestão Empresarial / Por


 

Gestão e marketing são as duas áreas mais importantes para criar um negócio de sucesso; não à toa, a “rentabilidade”, “eficiência” e a “busca por se estabelecer no mercado” são alguns dos principais objetivos de ambos os conceitos.

Vamos abordar o que há em comum entre ambas as áreas e como e quais estratégias de marketing e gestão aplicar para ter um negócio lucrativo e cheio de oportunidades de crescimento, mesmo com tamanha competição – que praticamente todas as áreas encontram no mercado hoje em dia.

Leia abaixo.

O que é Gestão?


 
Resumidamente, gerir uma marca é aplicar planejamento e outras estratégias para atingir objetivos. Esta frase pode parecer simplista, mas podemos ir a fundo em algumas de suas partes para entendermos a complexidade do conceito de gestão.

A palavra “planejamento” tem importância absoluta aqui, e uma frase famosa de Abraham Lincoln pode esclarecer um pouco do porquê:

“Dê-me 6 horas para derrubar uma árvore e gastarei as primeiras 4 apenas para fazer um machado.”

Apesar da pegada humorística, a frase demonstra muito bem a importância de fazermos planejamento de etapas, entendermos os requisitos para atingir um objetivo, pensarmos no investimento e em quais ferramentas serão necessárias para realizar um serviço. Todos esses detalhes parecem estar faltando no empreendedor da frase de efeito.

Enfim, o planejamento é a etapa de reflexão que alinha o objetivo final a um começo; é a etapa para calcular e evitar o máximo de erros possíveis, além de prever estratégias para lidar com os erros e tentar traçar o melhor caminho possível até o objetivo final.

“Sem planejamento não há como chegar a um objetivo final.” Quanto mais complexo o objetivo, mais esta frase é absoluta.

As outras estratégias que mencionamos no início do tópico, são complementos ao planejamento para lidar com o percurso da jornada de uma empresa, como: pesquisas, marketing, operações financeiras, relacionamento com parceiros, etc.

Entre elas, o marketing ganha destaque crucial por ter evoluído com o crescimento da internet em escalas gigantescas.

Ficou claro anteriormente que falar de gestão sem mencionar planejamento é impossível; agora,veremos que também não é possível falar sobre marketing sem planejamento – e gestão.

Você entenderá o porquê.

O que é Marketing?


 
Resumidamente, marketing é o posicionamento de mercado e as relações que uma empresa estabelece, sempre visando seu sucesso individual. Atualmente, a principal forma de praticar marketing é através da internet com aplicações de inbound marketing e marketing de conteúdo.

O “posicionamento de mercado” tem a ver com o público que a marca quer atingir, a identidade que ela quer ter e o produto que ela irá produzir/distribuir. Estratégias de posicionamento de sucesso buscam fazer com que estes elementos estejam alinhados, de maneira que:

  1. Uma marca produza/distribua um produto que seja o ideal para o seu público-alvo.
  2. Uma marca consiga se comunicar com seus clientes, alinhando linguagem, missões e bom relacionamento.
  3. Um grupo de clientes atribua valor a uma marca, reconhecendo o que ela faz e a utilidade de seus produtos/serviços.

Planejamento

Se uma empresa gera estes três pontos, suas estratégias de posicionamento de marca são excelentes; e, para isso, é necessário planejamento.

Para conhecer seu público-alvo, uma marca deverá primeiramente idealizar um grupo do mercado ao qual pretende criar seu produto, e então montar uma persona. Para refinar seu direcionamento de produto, é necessário estabelecer diálogo com o público, por menor que ele possa ser, e entender suas necessidades, preferências e perfil de consumidor.

Enquetes, eventos participativos, engajamento com o público nas redes sociais e coleta de dados: todos estes elementos servem para refinar o direcionamento, e uma marca que já possui um planejamento para realizar estas etapas para reconhecer seu público, cresce muito mais rápido.

Já as relações da empresa, podem se dar nos formatos “marca-cliente”, “marca-colaboradores”, “marca-contribuintes” ou “marca-parceiros”. Em todos estes casos, a marca precisa trabalhar para se alinhar às necessidades e interesses daqueles com quem interage, visando fidelizar clientes, agradar colaboradores e formar parcerias lucrativas e de longo prazo, em que haja ganhos para ambos os lados.

Para o cliente, planejamento de identidade de marca (branding) é crucial: o que sua marca faz, como se comunica e o que ela irá mudar no mercado? Como você irá transmitir seus projetos e ações para o seu público-alvo? Tudo isso requer planejamento e gestão.

Para os contribuintes, isto é, empregados, associados privados e influenciadores, é necessário que se tenha um plano para engajá-los com os valores da marca, que se ofereça uma boa experiência quando eles estiverem em seu ambiente e formas de lucrar e desenvolverem suas carreiras ao estar atuando junto de sua marca.

Assim, podemos claramente dizer que gestão e marketing são duas áreas que dependem 100% de planejamento, e começamos a conceber o que significa o termo “gestão de marketing”, que vamos abordar a seguir.

O que é e como fazer gestão de marketing?


Se o marketing é o principal caminho que uma marca deve traçar para obter sucesso e reconhecimento – pelo menos o marketing digital conquistou este status em meados da década passada devido às proporções que a internet tomou -, e gestão é a aplicação de um planejamento de ações para levar uma marca à lucratividade e prosperidade, nada mais justo do que unirmos ambos os termos e falarmos de Gestão de Marketing.

Desde entender quais as principais estratégias e aplicações de marketing até a realização da venda e, inclusive o pós-venda: tudo isso é gestão de marketing.

Para aplicá-la, vamos abordar algumas estratégias e guiar-lhe por estratégias de como fazer.

Conhecer as principais estratégias de marketing digital

Marketing de conteúdo, inbound marketing, marketing de afiliados, marketing de redes sociais e e-mail marketing. Estas são as principais vertentes do marketing digital hoje em dia e todas podem apresentar ótimos resultados, de diferentes maneiras.

Marketing de conteúdo, por exemplo, pode ser entendido como uma vertente maior, que aborda qualquer tipo de criação de conteúdo para nutrir e engajar o público-alvo, seja através de artigos, audiobooks, e-books, vídeos, posts de social media ou qualquer outro formato popular na internet. Nesse sentido, marketing de redes sociais e e-mail marketing seriam ferramentas para colocar seu conteúdo acessível ao público.

Porém, o e-mail marketing e as redes sociais não servem apenas para divulgar conteúdo: você pode abordar promoções, realizar enquetes e outras pesquisas com seu público, por exemplo. Logo, ver estas vertentes estritamente como parte do marketing de conteúdo é estar reduzindo seus valores.

Apesar disso, ver estas estratégias como parte do marketing de conteúdo é importante para saber como aplicá-lo. Planeje sempre o tipo de conteúdo que mais se adequa ao seu negócio e busque entender qual a melhor forma de distribuí-los. Afinal de contas, marketing de conteúdo é a mais elementar estratégias de marketing digital, inegavelmente.

Além destes conhecimentos, um bom gestor de marketing precisa dominar SEO e saber realizar campanhas de anúncios pagos para otimizar os resultados dos esforços de marketing de conteúdo, além de criar um site que represente bem a identidade da marca e acolha o visitante interessado no conteúdo, oferecendo um espaço prática de usar, fácil de coletar informações, confiável e prático para adquirir produtos.

Planejar os detalhes de toda a jornada de compra

Aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução, decisão de compra e pós-compra. Estas quatro etapas formam a jornada de compra que todo e qualquer cliente precisa traçar.

Aprendizado e Descoberta

Aprendizado e descoberta é também conhecido como o processo ou etapa onde o cliente identifica que há uma necessidade de melhora/mudança. Por exemplo:

O trigo é um dos recursos mais básicos e tradicionais da culinária de praticamente todas as culturas modernas e é consumido nos pratos mais deliciosos, como salgadinhos, pizzas, pães, massas, bolos, etc.

Porém, recentemente várias pesquisas científicas vêm apontando riscos para a saúde que o glúten, proteína encontrada no trigo, pode oferecer. Inclusive a palavra “celíaco(a)” tem se tornado bem mais comum em conversas descontraídas por aí.

Assim, várias marcas estão surgindo para atender essa necessidade. Seja o público celíaco ou não, até mesmo vários médicos defendem a diminuição no consumo ou até a abolição total do consumo. Mas como mostrar ao público, às pessoas que normalmente não sentem nada de errado ao ingerir glúten, que existe essa necessidade? Aí é onde entra o planejamento de jornada de compra.

Como sua marca capta e aborda o cliente em cada uma delas é outra capacidade chave de um bom gestor.

Reconhecimento do Problema

Aqui seu cliente já deve ter identificado que existe uma alternativa para realizar uma função/tarefa de um jeito melhor do que a que ele está utilizando, para qualquer que seja o objetivo. Porém, ele ainda não está convencido de que não adotar essa alternativa é um problema de fato.

Para isto, você precisa mostrar ao seu público-alvo os sintomas da desatualização ou da execução de uma tarefa de maneira inapropriada para que seu lead passe a se ver como uma pessoa que precisa mudar.

Esta etapa é crucial para que o prospect comece a identificar a sua marca como uma fonte de informação relevante para seu crescimento próprio e possivelmente venha a contar com seus produtos no futuro.

Conhecimento do público-alvo e Omnichannel

Realizar pesquisa e coleta de dados sobre o público-alvo é crucial para que uma marca saiba: como se comunicar, que mudanças e melhorias fazer, que tipo de produto investir e qual conteúdo criar, entre outras. Ter estratégias de coleta de dados e saber realizar pesquisas efetivas é crucial.

O conceito de omnichannel pode ser resumido em: “estar presente onde seu cliente está”. Sendo assim, além de um site e as principais redes sociais, onde mais o cliente ideal pode estar? Quora, Reddit, marketplaces, TikTok, entre outras plataformas. A marca precisa conhecer a rotina do público e as plataformas que acessa para se fazer presente em todas as redes em que pode fazer sucesso.

Consideração da Solução

No momento em que seu cliente detectar que há a necessidade de mudança, ele começará a procurar por soluções em vários locais, mesmo que ele tenha aprendido sobre ela ao entrar em contato com o seu conteúdo. O consumidor moderno é bastante exigente e gosta de perambular de site para site em busca do que lhe é mais atrativo.

Quando seu cliente estiver nesta etapa, ele irá querer saber a fundo sobre o seu produto. Ele buscará por reviews, informações completas em páginas de compra de produtos, vídeos de unboxing de outros consumidores, etc.

Ele precisa de indícios que você oferece a grande solução que ele tanto precisa.

Decisão de Compra

Se não houver dúvidas, o cliente muito provavelmente já será seu por um bom trabalho que você terá feito na etapa da consideração da solução. Porém, se sua competição também estiver bem e/ou seu potencial cliente não for fácil de convencer, você ainda poderá incentivá-lo de algumas formas a escolher você no fim das contas.

Demonstre benefícios, ofereça pacotes promocionais e mostre em suas páginas para onde vai o investimento do seu cliente. Além destes detalhes, você ainda pode utilizar de recursos visuais nas suas páginas de compra que incentivam a decisão final do cliente, como temporizadores de promoções e selos de qualidade que seus produtos possuem, por exemplo.

Pós-Compra

Uma vez que seu cliente compra com você, tudo fica mais fácil. Se seu planejamento estiver correto e você estiver acertando seu público-alvo em cheio, por várias vezes seus clientes voltarão sem que seja necessário uma ação.

Além disso, é crucial que você faça um trabalho de engajamento para manter seu cliente por dentro das novidades da sua marca, produzindo conteúdo de qualidade para torná-lo um seguidor dos seus canais e cada vez mais ele se sentirá parte do seu negócio; e é justamente esta sensação de pertencimento que fideliza. Portanto, podemos dizer sim que a principal função do pós-compra é causar o senso de pertencimento no cliente.

Pratique Marketing e Gestão

 

Gestão e Marketing andam juntos, sempre. A união das duas áreas de estudo é capaz de cobrir mais de 50% do planejamento que uma marca precisa fazer para se lançar no mercado e ter sucesso na empreitada.

Se sua marca já está no mercado, mas ainda não houve um momento para pensar nas estratégias de branding, marketing digital e outras formas de planejamento, não se preocupe pois não é o fim do mundo. Há, inclusive, um provérbio zen que descreve muito bem a situação em que você se encontra:

A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás; a segunda melhor hora é agora.

Muitos outros empresários estão no mercado e nem sequer reconhecem a importância do marketing digital ou sabem como executar uma boa gestão. O conhecimento nunca é escasso, mas por muito tempo tivemos dificuldades para difundi-lo. Graças a internet, hoje em dia é bem mais rápido para identificarmos como fazer as mudanças que precisamos em nosso negócio e traçar um planejamento. A parte mais desafiadora é colocar em prática.

Por isso, busque ampliar seu conhecimento sobre gestão e marketing constantemente e aplique as estratégias aprendidas neste artigo.

Também, continue acompanhando nosso blog para receber dicas úteis de empreendedorismo digital e cresça sua marca, tentando aplicar cada passo do seu planejamento diariamente.

Guest post escrito pela equipe da SDK Marketing, empresa especialista em Marketing de conteúdo.

 

MÓDULO 5: Marketing e Gestão Empresarial

CARGA HORÁRIA: 80h

PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

EIXOS

ESTRUTURANTES

 

HABILIDADES GERAIS

(Por Eixo)

HABILIDADES ESPECÍFICAS

(Por Área de Conhecimento)

UNIDADE CURRICULAR

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERS

Empreendedorismo

(EMIFCG10) Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

 

(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.

 

(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

(EMIFLGG10) Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

 

(EMIFLGG11) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

 

(EMIFLGG12) Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

UC 8 - Gestão de Eventos.

 

UC 9 - Estudante Empreendedor.

 

Modalidade:

Presencial e/ou semipresencial.

Gestão de Evento:

- Público alvo;

- Cronograma;

- Desenvolvimento de estratégia;

- Formação de equipe;

- Identificação e engajamento de possíveis parceiros e patrocinadores;

- Preparação/Escolha do local e data;

- Exposição;

- Desenvolvimento;

- Mercado de trabalho;

- Escolhas profissionais;

- Propostas levantadas pela turma;

- Como definir a atuação de funcionários (empresa - colaborador);

- As atribuições;

- Venda de produtos;

- Lucro (definição do que fazer)

Criação de um projeto da turma;

- Estudante empreendedor (elaborar e executar);

Pesquisa de campo – (Conheça a demanda do mercado);

- Plano de negócios

- Formalização de uma empresa;

- Qual tipo de produto a turma escolheu? (Por quê) viabilidade do produto.

O cenário empresarial;

- Estratégias de capital;

- Investimento (Recursos)

- Preço - Valores;

- Fluxo de caixa;

- Moeda;

- Marketing digital (divulgação);

- Como as redes sociais podem alavancar seu evento.

- Definição/criação de um produto no âmbito das variedades linguísticas que pode ser ofertado na comunidade e ou região.

ECONOMIA (Trabalho, Educação Financeira, Educação Fiscal);

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Ciência e Tecnologia

EMENTA DA TRILHA DE APROFUNDAMENTO DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 480 H/A

TÍTULO: AMPLIFICA! A linguagem em movimento.

AUTORES:

Alessandra de Oliveira Quirino Chiarioni

Antônio Adailton Silva

Aparecida Kristênia de Oliveira

Eliziane de Paula Silveira

Jonara Lúcia Streit

Mariana Castro Cavalcante Lima Silva

Nathália Fonseca Ayres

Sâmia Maria Carvalho de Macedo

COLABORADORA: Fabiana Kátia da Silva Medeiros

 

CARGA HORÁRIA: 480 Horas/Aulas

RESUMO: Variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas são dinâmicas e sensíveis a fatores como: região geográfica,

sexo, idade, classe social do falante e grau de formalidade do contexto da comunicação.

É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando

julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.

 

Tipos de variações linguísticas:

● Regionais

● Sociais

● Estilísticas

● Histórica

 

Dessa forma, a Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento propõe o trabalho de investigação e valorização das

variedades linguísticas regionais, nacionais e globais por meio dos campos de atuação das Práticas de Estudo e Pesquisa, Artístico-literário, da Vida Pessoal e

Jornalístico-midiático. O estudante fará pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) com o uso de fontes confiáveis em busca de

informações sobre o português brasileiro, língua(s) e/ou linguagem(ns) específica(s), e poderá comparar seus achados com as variações existentes na língua

inglesa em diversas regiões, visando valorizar a língua materna e fundamentar suas reflexões e hipóteses sobre a organização, o funcionamento e/ou os efeitos de sentido de enunciados e discursos materializados nas diversas línguas e linguagens. O estudante se apropriará de conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre formas de interação e de atuação social, visando colaborar para o convívio democrático e com respeito ao modo de se expressar verbalmente dos usuários da língua, valorizando a diversidade linguística.

 

Outro ponto forte da Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento será o trabalho vinculado à literatura, incluindo o

gênero dramático, tendo como suporte a leitura de textos de livros impressos e e-books - para apreciação e réplica do contexto literário, social, histórico e

linguístico como base para o trabalho das variações linguísticas, pois, é de suma importância “Discutir, no fenômeno da variação linguística, variedades

prestigiadas e estigmatizadas e o preconceito linguístico que as cerca, questionando suas bases de maneira crítica” (BRASIL, 2017, p. 83). Assim, percebe-se

a importância de trabalhar temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, artística, política e/ou cultural, em âmbito local, regional,

nacional e/ou global presentes nas obras literárias.

 

Para isso, literatos como Graciliano Ramos, Patativa do Assaré, Luís Fernando Veríssimo, Ariano Suassuna, Paulo Leminski, Carolina Maria de Jesus,

Marcos Bagno, José de Alencar, Genésio Tocantins, Lucimar Compositor, José Liberato Póvoa, Pedro Tierra, Isabel Dias Neves. Odir Rocha, Zacarias

Martins, Irma Galhardo, Célio Pedreira, Fidêncio Bogo, Bernardo Élis, Geoffrey Chaucer, Thomas Malory, William Shakespeare, Charles Dickens, Lucelita

Maria Alves, Múcio Breckenfeld, Geoffrey Chaucer; Thomas Malory: William Shakespeare, Charles Dickens; David Copperfield; Oscar Wilde; Edgar Allan

Poe; Nathaniel Hawthorne; F. Scott Fitzgerald; Walt Whitman; e Herman Melville, dentre outros, serão referência para o trabalho no campo artístico-literário.

 

A Trilha de Aprofundamento tem os seguintes objetivos:

● Reconhecer o valor das diferentes culturas, desenvolvendo o espírito crítico e o respeito por elas, agindo solidariamente com seus membros e abrindo-se

ao diálogo;

● Compreender que a língua é constituída por variações linguísticas, que devem ser respeitadas de acordo com as situações de produção;

● Refletir sobre o preconceito linguístico na sociedade brasileira;

● Superar a discriminação relacionada às diferentes formas de falar do povo brasileiro;

● Perceber e superar a discriminação relacionada à fluência e sotaques da língua inglesa;

● Reconhecer a existência do preconceito linguístico dentro e fora da sala de aula;

● Despertar a consciência crítica a respeito da necessidade de combater o preconceito linguístico;

● Reconhecer a importância de distinguir as situações diversas que exigirão determinados padrões formais e informais.

 

A Trilha colabora também no desenvolvimento de projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagem socialmente relevantes em

diferentes campos de atuação para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida pessoal e profissional.

Diante disso, espera-se que o estudante desenvolva habilidades para propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas

reais, utilizando as diversas línguas e linguagens em um ou mais campos de atuação social, implicando-se, dessa forma, na superação da estereotipia, do

lugar-comum, o que, consequentemente, o ajudará no enfrentamento de preconceitos referentes ao uso da língua.

 

ÁREA(S) DO CONHECIMENTO:

Área focal: Linguagens e suas Tecnologias

Área complementar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

 

HABILIDADES:

Além das habilidades dispostas no Documento Curricular do Tocantins – Etapa Ensino Médio, as quais constituem parte dos conhecimentos a serem

ampliados e aprofundados na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, também é parte do currículo um conjunto de

habilidades gerais e habilidades específicas definidas para itinerários formativos (vide anexo).

 

TEMAS:

O conhecimento histórico construído sobre o mundo natural e cultural tem demonstrado que as relações entre os homens, assim como entre eles e o

meio, precisam ser objeto da educação. É preciso desenvolver em cada pessoa a capacidade para cuidar de si, do outro e do meio ambiente como forma de

garantir mais do que somente a sobrevivência. É preciso que haja qualidade de vida, e que ela seja democratizada, disponibilizada de forma equitativa a todos.

 

Para tanto, é necessário aprender colocando o aprendizado em prática.

Para que o desenvolvimento dessa capacidade seja viabilizado, as situações de aprendizagem escolares devem incluir nas atividades os denominados

temas contemporâneos transversais. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, todos os temas transversais serão

explorados e colaborarão na formação do perfil do egresso (vide anexo)

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

Os Objetos de Conhecimento são classificados como conteúdos, conceitos e processos e aparecem nas habilidades como complementos dos verbos

indicadores de ação. A BNCC propõe que o objeto de conhecimento deixe de ser o elemento central do processo educacional e passe a ser um meio para que

as habilidades sejam desenvolvidas. Dessa forma, o comando será o verbo, que explicita a operação cognitiva a ser realizada sobre objetos de conhecimento

dos quais o estudante se apropriará ao longo dos estudos dos módulos.

 

EIXOS ESTRUTURANTES: A Resolução CNE/CEB nº 03, de 21 de novembro de 2018, estabelece que os itinerários formativos (trilhas de aprofundamento) devem se organizar

em torno de um ou mais dos seguintes eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e

empreendedorismo.

O documento Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos estabelece que os eixos estruturantes “visam integrar e

integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas

profundamente associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã”, o que poderá ser feito envolvendo-os

em “situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros”. Diz ainda

que os quatro eixos estruturantes são complementares. Por isso, “é importante que os Itinerários Formativos incorporem e integrem todos eles, a fim de

garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto diversificado de habilidades relevantes para sua

formação integral”.

Tendo em vista o necessário esclarecimento sobre cada um dos 4 eixos estruturantes, é realizada a seguir uma exposição sobre cada um deles,

fundamentada na Resolução CNE/CEB nº 03 e nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos.

 

EIXO 1 – INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA:

Para compreender a realidade e nela intervir, lidando de forma crítica, reflexiva e produtiva com informações disponíveis em quantidade cada vez

maior, os estudantes precisam se apropriar de conhecimentos e habilidades que lhes permitam acessar, selecionar, processar, analisar e utilizar dados sobre os

mais diferentes assuntos. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, o estudante ampliará a capacidade de investigar a

realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas.

 

OBJETIVOS:

● Aprofundar conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos;

● Ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico;

● Utilizar esses conceitos e habilidades em procedimentos de investigação voltados à compreensão e enfrentamento de situações cotidianas, com

proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Tendo em vista o necessário esclarecimento sobre cada um dos 4 eixos estruturantes, é realizada a seguir uma exposição sobre cada um deles,

fundamentada na Resolução CNE/CEB nº 03 e nos Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos.

 

EIXO 1 – INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA:

Para compreender a realidade e nela intervir, lidando de forma crítica, reflexiva e produtiva com informações disponíveis em quantidade cada vez

maior, os estudantes precisam se apropriar de conhecimentos e habilidades que lhes permitam acessar, selecionar, processar, analisar e utilizar dados sobre os

mais diferentes assuntos. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, o estudante ampliará a capacidade de investigar a

realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas.

 

OBJETIVOS:

● Aprofundar conceitos fundantes das ciências para a interpretação de ideias, fenômenos e processos;

● Ampliar habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico;

● Utilizar esses conceitos e habilidades em procedimentos de investigação voltados à compreensão e enfrentamento de situações cotidianas, com

proposição de intervenções que considerem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 

EIXO 2 – PROCESSOS CRIATIVOS:

Aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar é uma exigência para participar da sociedade

contemporânea. Na Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento, os estudantes expandirão a sua capacidade de idealizar e

realizar projetos criativos tendo em vista desenvolver a consciência crítica sobre variedades linguísticas e o preconceito linguístico.

 

OBJETIVOS:

● Aprofundar conhecimentos sobre questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta em nível local, regional, nacional e global, e

compreender como podem ser utilizados em diferentes contextos e situações;

● Ampliar habilidades relacionadas à convivência e atuação sociocultural;

● Utilizar esses conhecimentos e habilidades para mediar conflitos, promover entendimentos e propor soluções para questões e problemas socioculturais

e ambientais identificados em suas comunidades.

● Identificação de uma dúvida, questão ou problema;

● Elaboração, apresentação e difusão de uma ação, produto, modelo ou solução criativa, como obras e espetáculos artísticos e culturais, campanhas e peças de comunicação, programas, aplicativos, jogos, robôs, circuitos, dentre outros produtos analógicos e digitais.

 

EIXO 3 – MEDIAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL:

Os estudantes precisam desenvolver a capacidade de atuar como construtores de uma sociedade mais ética, justa, democrática, inclusiva, solidária e

sustentável, o que pode ser alcançado por meio da ampliação da capacidade de utilizar conhecimentos de diversas áreas, realizando projetos que contribuam

com a sociedade e com o meio ambiente. Os participantes da Trilha de Aprofundamento AMPLIFICAM! A linguagem em movimento, usando os saberes

sobre pesquisa, poderão identificar problemas na sua comunidade e, fazendo uso dos saberes sobre variedades linguísticas, construir propostas que

contribuam para solucioná-los, por meio de mediações e intervenções.

 

OBJETIVOS:

● Aprofundar conhecimentos sobre questões que afetam a vida dos seres humanos e do planeta em nível local, regional, nacional e global, e

compreender como podem ser utilizados em diferentes contextos e situações;

● Ampliar habilidades relacionadas à convivência e atuação sociocultural;

● Utilizar esses conhecimentos e habilidades para mediar conflitos, promover entendimentos e propor soluções para questões e problemas socioculturais

e ambientais identificados em suas comunidades.

 

EIXO 4 – EMPREENDEDORISMO:

A participação em uma sociedade cada vez mais marcada pela incerteza, pela volatilidade e pela mudança permanente exige cada vez mais

conhecimentos e habilidades que permitam a adaptação a diferentes contextos e a criação de novas oportunidades para todos. Na Trilha de Aprofundamento

AMPLIFICA! A linguagem em movimento, os estudantes precisam expandir a capacidade de mobilizar conhecimentos da Área de Linguagens e suas

Tecnologias para empreender projetos pessoais ou produtivos no âmbito das variedades linguísticas, de forma articulada ao seu projeto de vida.

 

OBJETIVOS:

● Aprofundar conhecimentos relacionados ao contexto do mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras, incluindo seus impactos nos

seres humanos, na sociedade e no meio ambiente;

● Ampliar habilidades relacionadas ao autoconhecimento, empreendedorismo e projeto de vida;

● Utilizar esses conhecimentos e habilidades para estruturar iniciativas empreendedoras com propósitos diversos, voltadas a viabilizar projetos pessoais ou produtivos com foco no desenvolvimento de processos e produtos com o uso de tecnologias variadas.

 

UNIDADES CURRICULARES:
O currículo da Trilha de Aprofundamento: AMPLIFICA! A linguagem em movimento está organizada em Unidades Curriculares - UC, as quais
estão classificadas em diferentes Módulos. Os eixos estruturantes podem ser mobilizados em cada módulo, de modo a garantir o desenvolvimento das
habilidades e a resolução dos problemas que exijam o exercício delas.

 

Módulo 1: Variação Linguística – Fundamentos – 80h.
Eixo: Investigação Científica


Objetivo: Reconhecer as variações linguísticas em diversos contextos sociais.
UC 1-Variações e variedades linguísticas 1
UC 2-A riqueza da Língua: formas e usos


SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS:
a) Aulas expositivas e práticas sobre os objetos de conhecimento apresentados a partir dos diagnósticos efetuados na comunidade;
b) Promoção de espaços de partilha de aprendizado e experiências de vida em forma de debate e trabalhos direcionados;
c) Produção de textos de opinião e atividades interativas nas redes sociais com base nas temáticas apresentadas.
d) Aulas expositivas e reflexivas sobre os objetos de conhecimento apresentados a partir das estratégias refletidas nas temáticas;
e) Oficinas, palestras e atividades com base nos objetos de conhecimento apresentados;
f) Seminários, teatros, saraus, intervenções sociais, exposição de fotos/imagens e debates sobre as temáticas apresentadas.

 

Módulo 2: O Português Brasileiro – 80h
Eixo: Investigação Científica.


Objetivo: Conhecer a evolução histórica da Língua Portuguesa e dos dialetos brasileiros e compreender o fenômeno da variação no português brasileiro.

UC 3- A Língua Portuguesa do Brasil.

 

SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS:

a) Roda de conversa sobre a temática. A atividade motivará os alunos para o início deste trabalho. Algumas questões norteadoras serão colocadas para serem

discutidas, tais como: as pessoas falam e se expressam da mesma maneira? Vocês conhecem alguém que fala de uma forma diferente da sua? Em sua

opinião, essas pessoas falam errado? Por quê? Em situações e contextos de comunicação diferenciados, devemos nos expressar e falar da mesma maneira?

 

A comunicação oral se dá sempre da mesma maneira que a comunicação escrita?

b) Utilização da internet;

c) Vídeos;

d) Trabalho em duplas;

e) Exibição de vídeos, filmes;

f) Leitura de textos/obras para análise e reflexão;

g) Análise de falas, de letras de música, de gibis e mangás, dentre outros gêneros discursivos impressos e digitais que abordam a temática;

h) Apresentação de temáticas e suas discussões com os estudantes, fazendo levantamento do seu conhecimento prévio sobre o assunto, pesquisas sobre o

tema, exibição de slides, filmes, redes sociais e outros.

 

Módulo 3: Variação Linguística na Língua Inglesa – 80h.

Eixo: Processos Criativos.

 

Objetivo: Conhecer aspectos relevantes da língua inglesa e sua evolução até os tempos atuais com o intuito de levar o estudante ao pensamento crítico sobre

a heterogeneidade das línguas e a valorização da língua materna, e entender que a literatura e a música possuem licença poética e liberdade de escrita no

processo de criação, e que a língua é diretamente influenciada por esse processo criativo dos artistas.

UC 4 - Variações: históricas, regionais, situacionais. Inglês nativo e a língua Franca

UC 5 - Literatura e Música em Língua Inglesa

 

SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS:

a) Debates acerca da importância de aprender sobre a cultura de países que falam a língua inglesa;

b) Aulas expositivas sobre o contexto histórico da Inglaterra e a evolução da língua inglesa;

c) Exposição de vídeos sobre a diferença do Inglês formal e Informal: a língua usada em e-mails, redes sociais, conversa de roda de amigos, entrevista de emprego e outras formas de comunicação;

d) Estudantes deverão apresentar de forma criativa os países que falam fluentemente o inglês como segunda língua e o contexto histórico de terem adotado

uma segunda língua;

e) Mostra musical de cantores não nativos que utilizam a língua inglesa para alavancar sua carreira internacional;

f) Debates sobre a Influência do cinema americano e mostra de filmes;

g) Trabalhos em grupo sobre o porquê de a língua inglesa ser a língua dos jogos, da informática, da internet e do comércio internacional;

h) Festival cultural sobre as descobertas em relação à língua inglesa;

i) Exibição de vídeos de falantes da língua inglesa como língua estrangeira e como segunda língua e vídeos de nativos falando para realizar comparações;

j) Roda de conversa sobre a temática. Utilizar questões norteadoras para serem discutidas, tais como: as pessoas falam e se expressam da mesma maneira?

Não nativos possuem a mesma pronúncia e entonação que os nativos? Se não, isso quer dizer que eles não falam inglês? Em sua opinião, é possível falar

inglês sem ser cópia de um nativo? Por quê? Em situações e contextos de comunicação diferenciados, devemos nos expressar e falar da mesma maneira?

A comunicação oral se dá sempre da mesma maneira que a comunicação escrita?

k) Análise de falas, de letras de música, de obras e trechos literários;

l) Utilização da internet;

m) Trabalho em duplas;

n) Leitura individual ou em grupo de resumos (inglês para iniciantes) de obras literárias de autores de língua inglesa;

o) Realização de seminários, teatros, saraus, exposição de fotos/imagens e debates sobre as temáticas apresentadas.

 

Módulo 4: Variações Linguísticas nas Artes feitas com palavras – 80h.

Eixo: Mediação e Intervenção Sociocultural.

 

Objetivo: Perceber as variações linguísticas nas produções musicais em cada região do Brasil, com aprofundamento nas músicas produzidas por músicos

tocantinenses e combater o preconceito linguístico despertando na sociedade o interesse por artistas regionais e locais.

UC 6-Variação linguística na música popular brasileira

UC 7-Variação linguística na Literatura do Tocantins

 

SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS:

a) Apreciação de músicas e canções populares; apreciação de obras literárias e de literatura dramática;

b) Oficina de criação de canções, com o uso adaptado à música da abordagem triangular (apreciação, contextualização, criação) ou de seus

desenvolvimentos;

c) Comparação dos registros dos falares tocantinenses e quilombolas, e nas peças regionalizadas de outras regiões do Brasil e em falares de grupos (como o

te atro e hip-hop);

d) Improvisação teatral: incorporação dos falares regionais na representação de cenas, esquetes e performances, pesquisando a transposição da sua forma

escrita para a enunciação verbal;

e) Festival de improvisação de poesia falada (spoken word), estilo slam ou “batalha de rima”; pode ser interessante observar a relação entre batalhas de rima

e o repente;

f) Festival de música tocantinense;

g) Produção coletiva de uma obra dramática breve (peça curta, esquete ou cena) que incorpore variações linguísticas comuns ao modo de falar tocantinense,

de outros grupos e regiões e apresentar para a comunidade.

 

Módulo 5: Marketing e Gestão Empresarial – 80h.

Eixo: Empreendedorismo.

 

Objetivo: Aprofundar conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho e à gestão de iniciativas empreendedoras, incluindo seus impactos nos na

sociedade.

UC 8 -Gestão de Eventos

UC 9 - Estudante Empreendedor

 

SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS:

a) Módulo integralmente baseado em um projeto empreendedor, que pode consistir na criação de um evento/produto/serviço que estimule o interesse e a

valorização das variedades linguísticas. Nesse contexto, o professor atua como orientador, apresentando os primeiros materiais, estimulando a

pesquisa, definindo prazos em conjunto com os estudantes; ocupando-se de colaborar na resolução de problemas; acompanhando o desenvolvimento

da produção; facilitando os processos e acompanhando permanentemente todas as suas etapas.

 

Módulo 6: Brasil, História, Língua Portuguesa e Diáspora Africana– 80h.

Eixo: Mediação e Intervenção Sociocultural.

 

Objetivo: Compreender os processos históricos, políticos, econômicos, sociológicos e culturais presentes na formação do Estado Brasileiro, reconhecendo o

processo colonizatório dos Portugueses, a influência da Língua Portuguesa e Língua Inglesa na cultura Brasileira.

UC 10 – O Brasil e a Língua Portuguesa.

UC 11 – Expansão Inglesa.

UC 12 – Diáspora Africana e a influência na forma de falar do afro-brasileiro

 

SUGESTÕES DE SEQUÊNCIA DE SITUAÇÕES/ATIVIDADES EDUCATIVAS:

b) Módulo integralmente baseado em um projeto empreendedor, que pode consistir na criação de um evento/produto/serviço que estimule o interesse e a

valorização das variedades linguísticas. Nesse contexto, o professor atua como orientador, apresentando os primeiros materiais, estimulando a

pesquisa, definindo prazos em conjunto com os estudantes; ocupando-se de colaborar na resolução de problemas; acompanhando o desenvolvimento

da produção; facilitando os processos e acompanhando permanentemente todas as suas etapas.

 

AVALIAÇÃO:

A avaliação será processual, contínua e global, mediante o uso de instrumentos e procedimentos que possibilitem constatar se os estudantes

conseguem mobilizar as habilidades e competências de forma autônoma, criativa e significativa nas diferentes atividades propostas, realizando aplicação dos

saberes na vida real. Nessa perspectiva, a avaliação deve propiciar ao professor um diagnóstico sobre os saberes dos estudantes em relação ao processo de

aprofundamento e consolidação dos conhecimentos na área.

 

Recomenda-se a priorização dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, contemplando competências socioemocionais e cognitivas. Cada unidade

escolar deve adequar o modo de avaliar as possibilidades e intenções pedagógicas de sua proposta. Sugerem-se, por fim, os seguintes

instrumentos/procedimentos avaliativos: (1) Frequência e participação nas atividades. (2) Elaboração e apresentação de trabalhos, frutos de investigação

científica, Debates regrados, inclusive na forma de Seminários. (3) Produção, apresentação e publicação de material semiótico/multissemióticas sobre os temas estudados. (4) Autoavaliação individual. (5) Avaliação coletiva e colaborativa – sobre processos e resultados – ciclo ação-reflexão-ação

 

FONTES DE INFORMAÇÃO:

GERAIS:

Bagno, M. (2007) Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola, 2007.

______________ (2001) Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. SP: Parábola.

Bagno, M. et alii. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

BAGNO, M. O preconceito linguístico – o que e, como se faz. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2003.

BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira; MENEZES, Bruna Lorraynne Dias; DA SILVA, Greize Alves. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E BNCC: UM OLHAR

PARA O ENSINO MÉDIO. Porto Das Letras, v. 6, n. 3, p. 316-336, 2020.

BORTONI-RICARDO, S.M. A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

______________. Nós cheguemu na escola, e agora? São Paulo: Parábola, 2005.

BURGESS, Anthony. A Literatura Inglesa. Editora ática.2ª edição. 1999.

CALVET, L.J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.

CASTILHO, A. (org.) Para a História do Português Brasileiro. São Paulo, FAPESP: Humanitas, vol.I, Primeiras Idéias, 1998.

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CHAGAS, P. A mudança linguística. In: Fiorin, J.L. (org.) Introdução à linguística: I Objetos teóricos. SP: Contexto, 2005.

FARACO, C.A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós, SP: Parábola, 2008.

_____________ Linguística Histórica. São Paulo: Ática, 1990.

FIORIN, J.L.; PETTER, Margarida, (orgs.). África no Brasil- a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008.

HEEMANN, Cláudio. O Teatro de Simões Lopes Neto. In: Teatro completo de Simões Lopes Neto. Porto Alegre: Movimento, 2018.

HORWITZ, Elaine Kolker. Becoming a language teacher: a practical guide to second language learning and teaching. Pearson Education. 2008.

ILARI, R.; BASSO, R. O Português da gente - a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

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LEITE, M. Q. Preconceito e intolerância na linguagem. SP: Contexto, 2008.

NEVES, M. H. de M. A Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. SP: Contexto, 2006.

____________ Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

____________. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é Lingüística. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LOPES, Edward. Fundamentos da Linguística contemporânea. 19 ed. São Paulo: Cultrix, 2000.

MATTOS E SILVA, R. V. "O português são dois..." novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

___________ Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2004.

MELLO, H. et. alii. (orgs.) Os contatos linguísticos no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

MOURA, Roseli Bitzcof, et al. "A TEMÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO

DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS." Humanidades & Inovação 8.64 (2021): 248-263.

PERINI, M. Sofrendo a Gramática. São Paulo: Ática, 1997.

____________. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios. São Paulo: Parábola, 2003.

RYNGAERT, J.P. Introdução à análise do teatro. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

UR, Penny. A course in Language teaching: practice and theory Cambridge University Press. 1991.

ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. Trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

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VARIAÇÕES E VARIEDADES LINGUÍSTICAS TOCANTINENSES: LITERATURA TOCANTINENSE/ARTE DRAMÁTICA.

 

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BODNAR, R.; MARINHO, A. P. C.; BRITO, A. G. Uma elegia de dor e de lamento no sertão. Humanidades & Inovação, v. 6, p. 52-59, 2019.

ANDRADE, K. dos S. A.; BODNAR, R. Poesia e diálogos possíveis: o estilo de Múcio Brekenfeld. Entre Letras, v. v. 2, p. p. 1-9, 2011.

BRECKENFELD, M. O teatro de Múcio Breckenfeld. Palmas: Nagô Editora, 2010.

D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro Hip Hop: a performance poética do ator-mc. São Paulo: Perspectiva, 2014.

MAMBRINI, E. Teatro e Variação: a colocação pronominal em duas versões de A viúva Pitorra, de João Simões Lopes Neto. 2004. 195p. Dissertação

(Mestrado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2004.

LIMA, N. E. Z. L. O imaginário, a morte e o feminino: representações irreais na obra literária tocantinense "O canto da Carpideira". 2019. Dissertação

(Mestrado em Letras) - Programa de Pós Graduação em Letras, Câmpus Universitário de Porto Nacional, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional,

2019.

GALHARDO, Irma. Epopeia Tocantinense. 2. ed. Palmas: Edição de autor, 2012.

______. Ritxoko. Palmas: Edição de autor, 2013.

______. Pirarucu Encantado. Palmas: Edição de autor, 2012.

______. A Buiúna. Palmas: Edição de autor, 2011.

______. Pai da Mata. Palmas. Edição de autor. 2012.

MARTINS, Mário Ribeiro. Dicionário Bibliográfico do Tocantins. Rio de Janeiro: Master, 2001, 1036 p.

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MOREIRA. Juarez Filho. PERFIL DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS. Goiânia, Bandeirantes, 2005.

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OLIVEIRA, Maria do Socorro de Jesus. O imaginário artístico-cultural nas lendas tocantinenses [manuscrito] / Maria do Socorro de Jesus Oliveira. – 2013.

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_______________. Um causo puxa o outro. Goiânia: Kelps, 2001.

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SOUZA, Gabriel Dias de. Grupos cênicos do Tocantins: análise da Política Pública para a cena no período de 2013 a 2019. Palmas, TO, 2021. In:

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https://www.youtube.com/watch?v=yPfi1cMeVEI&t=695s Espetáculo realizado no dia 9 de agosto de 2014 em Natividade-TO, na Igreja Nossa Senhora dos

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https://www.to.gov.br/seduc/literatura-tocantinense/55p20mjkqugc

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GALHADO, Irma. ______. Era uma vez na Barra da Aroeira. Edição de autor. 2021.

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SCARPIN, Liliane da Silva Storniolo, 1969- Tocante Tocantins: o discurso dos compositores e a criação da identidade regional / Liliane Scarpin da Silva

Storniolo. - São Paulo, 2020. 167 f. Orientadora: Profª. Drª. Karylleila dos Santos Andrade Klinger. In: https://repositorio.unesp.br › storniolo_lss_dr_ia

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https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180311282019156. Acesso em: 17 nov. 2022.

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BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002. Disponível em:

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O TEATRO MÁGICO. Entrada para raros. Osasco: Odacio Records, 2003. 1 CD. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=PWykmQ1oe90>.

Acesso em: 13 set. 2018

https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p73/12022

https://www.todamateria.com.br/mpb-musica-popular-brasileira/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18933

https://almdasletras.blogspot.com/2013/03/variacao-linguistica-em-musica-em-sala.html

https://www.youtube.com/watch?v=4nzAoCsboRw

https://musicatocantinense.blogspot.com/

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/intensidade-timbre-altura.htm

https://www.letras.mus.br/blog/estilos-musicais-brasileiros/

https://www.superprof.com.br/blog/poesia-inglesa-estudar-vocabulario/

https://www.to.gov.br/seduc/literatura-tocantinense/55p20mjkqugc

https://portalamazonia.com/estados/tocantins/lendas-do-tocantins-conheca-5-lendas-do-estado-cacula-do-pais

http://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/viewFile/4132/3856

Tradição do repente e suas influências no rap - RTV Caatinga Univasf

http://www.youtube.com/watch?v=XxFlAYxs_E8

https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=57738&cat=Artigos

https://www.youtube.com/watch?v=yPfi1cMeVEI&t=695s

https://www.youtube.com/watch?v=g1BceeLjIRo

https://www.youtube.com/watch?v=QlhsiMWT-eQ

CONDIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ITINERÁRIO FORMATIVO – SEDUC -TO

CARGA HORÁRIA: 480

MODALIDADE:

A Trilha de Aprofundamento AMPLIFICA! A linguagem em movimento foi idealizada para ser realizada presencialmente. Contudo, caso algumas

escolas, devido a aspectos contextuais, não consigam realizar o trabalho de forma presencial, poderão optar por executar algumas Unidades Curriculares, ou

parte dessas Unidades, de forma semipresencial ou em EaD.

 

PERFIL DOCENTE:

Professores que tenham formação na área contemplada nos módulos, que possam trabalhar em conjunto entre si e que tenham conhecimento em

línguas: portuguesa, inglesa e suas literaturas e professor com formação em história para contemplar o módulo 6.

 

QUANTIDADE DE ESTUDANTES:

No máximo 35 estudantes por turma.

 

RECURSOS:

Notebook. Datashow. Fotocópias de textos teóricos e científicos, e de atividades didáticas. Computadores com acesso a internet. Caixa de som.

Microfones. Ambientes que permitam a experimentação de atividades sonoras. Datashow. Fotocópias de textos com letras de canções. Poemas e peças

teatrais. Material de apoio para apresentação de show musical e/ou peça teatral. Mídias audiovisuais. Espaço na comunidade (praça, ginásio e outros). Livros

de obras literárias. Fotocópias de textos diversos e atividades. Ambientes que atendam à experimentação de atividades cênicas. Fotocópias de peças teatrais.

Material de apoio para apresentação de peça teatral (cenografia, adereços cênicos, indumentária). Outros recursos escolhidos por professores e estudantes.

MÓDULO 5: Marketing e Gestão Empresarial

CARGA HORÁRIA: 80h

PROFESSOR: MÁRCIO RICARDO MEDEIROS OLIVEIRA

EIXOS

ESTRUTURANTES

 

HABILIDADES GERAIS

(Por Eixo)

HABILIDADES ESPECÍFICAS

(Por Área de Conhecimento)

UNIDADE CURRICULAR

OBJETOS DE CONHECIMENTO

TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERS

Empreendedorismo

(EMIFCG10) Reconhecer e utilizar qualidades e fragilidades pessoais com confiança para superar desafios e alcançar objetivos pessoais e profissionais, agindo de forma proativa e empreendedora e perseverando em situações de estresse, frustração, fracasso e adversidade.

 

(EMIFCG11) Utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade.

 

(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.

(EMIFLGG10) Avaliar como oportunidades, conhecimentos e recursos relacionados às várias linguagens podem ser utilizados na concretização de projetos pessoais ou produtivos, considerando as diversas tecnologias disponíveis e os impactos socioambientais.

 

(EMIFLGG11) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das práticas de linguagem para desenvolver um projeto pessoal ou um empreendimento produtivo.

 

(EMIFLGG12) Desenvolver projetos pessoais ou produtivos, utilizando as práticas de linguagens socialmente relevantes, em diferentes campos de atuação, para formular propostas concretas, articuladas com o projeto de vida.

UC 8 - Gestão de Eventos.

 

UC 9 - Estudante Empreendedor.

 

Modalidade:

Presencial e/ou semipresencial.

Gestão de Evento:

- Público alvo;

- Cronograma;

- Desenvolvimento de estratégia;

- Formação de equipe;

- Identificação e engajamento de possíveis parceiros e patrocinadores;

- Preparação/Escolha do local e data;

- Exposição;

- Desenvolvimento;

- Mercado de trabalho;

- Escolhas profissionais;

- Propostas levantadas pela turma;

- Como definir a atuação de funcionários (empresa - colaborador);

- As atribuições;

- Venda de produtos;

- Lucro (definição do que fazer)

Criação de um projeto da turma;

- Estudante empreendedor (elaborar e executar);

Pesquisa de campo – (Conheça a demanda do mercado);

- Plano de negócios

- Formalização de uma empresa;

- Qual tipo de produto a turma escolheu? (Por quê) viabilidade do produto.

O cenário empresarial;

- Estratégias de capital;

- Investimento (Recursos)

- Preço - Valores;

- Fluxo de caixa;

- Moeda;

- Marketing digital (divulgação);

- Como as redes sociais podem alavancar seu evento.

- Definição/criação de um produto no âmbito das variedades linguísticas que pode ser ofertado na comunidade e ou região.

ECONOMIA (Trabalho, Educação Financeira, Educação Fiscal);

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA (Ciência e Tecnologia

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